terça-feira, 19 de abril de 2011

Relato de Aula - 6 - Didática

Intervenção:
- Alongamento;
- Espelho / Diálogo.

Didática: "mediação do corpo teórico e do que é levado a prática"

Teoria da Complexidade (Edgar Morin)

Complexidade:
- profusão de aspectos,
- não é algo difícil,
- teia,
- multidimensional.

"O simples não existe: só há o simplificado"
* PESQUISAR o significado etimológico da palavra SIMPLES

O educador não pode buscar o reducionismo.

Tecnicismo continua eficiente no ambiente escolar, mas apenas para as classes dominantes.
OBS: Demônio do Laplace
No século 17 o tecnicismo foi necessário: Newton e Descartes.
OBS: Edição da SuperInteressante: DEUS (há 3 anos)

Enny: "Não é necessário bater de frente com as pessoas"
Integração de opostos aparentes

Por que se instaura a cegueira?
Por que é mais fácil

O paradigma é inconsciente e supraconsciente
PARADIGMA MECANICISTA X PARADIGMA ECOLÓGICO
Libertação: quando você sai de um grupo de idéias que não lhe pertence
Tendência de negar o corpo: desde PLATÃO

* PESQUISAR: Carta do chefe Sioux

Nenhum comentário:

Postar um comentário