segunda-feira, 26 de março de 2012

Sonorização de histórias

Comentários sobre o texto "Sonorização de histórias", publicado no livro Musica na Educação Infantil, de Teca Alencar de Brito


Tenho pouquissima experiência na contação de histórias. Nas vezes que fiz com os alunos pequenos, até tive uma boa performance, mas é algo que ainda me deixa um pouco desconfortável.

De qualquer forma, acredito que seja uma ótimo método de trabalhar a musicalização infantil.



RESUMO DO TEXTO

- A importância da história no cotidiano da criança é inquestionável.
- Ouvindo e, depois, criando histórias, elas estimulam sua capacidade inventiva, desenvolvem o contato e a vivência com a linguagem oral e ampliam recursos que incluem o vocabulário, as entonações expressivas, as articulações, e a musicalidade da própria fala.
- Mesmo para os bebês e crianças pequenas, é importante ouvir alguém que conta ou narra algo.



Relação músicalização/histórias:

- Fazer música é, de uma maneira ou de outra, ouvir, inventar e contar histórias.
- Tornar mais expressivas e sonoras as histórias, ainda que usando apenas a voz.
 - Narrar a história com voz clara e limpa, valorizando cada parte por meio de mundanças de entonação: usando a voz em seu registro mais grave ou mais agudo, dependendo da situação, com maior ou menor intensidade, variando a velocidade da narrativa ou das palavras, etc...
- Analisar previamente a história com a qual se pretende trabalhar, para valorizar e destacar os momentos mais importantes.
- Trabalhar com histórias não muito longas, com textos simples, que permitam que se dê atenção à sonorização.


- Pesquisar e experimentar os mais diversos sons vocais: imitar as vozes de animais, o barulho da água, do trovão, o som dos instrumentos musicais, o ruído de portas abrindo ou fechando, o ronco de motores, etc.
- Explorar os sons produzidos com o corpo: batendo palmas de diferentes maneiras, batendo nas pernas, no peito, batendo pés, produzindo estalos, etc.
- Sonorizar histórias usando objetos e materiais sonoros, aproximando-se dos recursos empregados nas antigas radionovelas.
- Descobrir que materiais usar é tarefa a ser desenvolvida em conjunto, quando as crianças já tem maturidade para isso.
- Instrumentos musicais também podem ser utilizados para o desenvolvimento das atividades com histórias.
- Instrumentos de percussão são muito apropriados, assim como pios de pássaros, flautas de êmbolo, etc.
- Ao trabalhar com crianças muito pequenas, o educador pode contar a história e fazer ele mesmo a sonoplastia. Podendo, inclusive, ser uma maneira de apresentar os instrumentos.
- Pode-se também vontar a história enquanto outra pessoa faz a sonorização. Se a pessoa que toca não aparecer logo da primeira vez, estaremos estimulando a atenção e a curiosidade dos bebês e crianças com relação aos sons que ouvem.
- Outra variação: com crianças de mais de três anos, pode-se incluir o exercício do reconhecimento das fontes sonoras que foram usadas em cada momento da história.
- Convém classificar os diferentes modos de tocar para produzir os efeitos sonoros.
- Também é possível utilizar uma história ou situação para realizar uma improvisação ou composição musical. Exemplos de histórias: Café da manhã, Branca de Neve, O Carangueijo Surfista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário