No projeto que a Fanfarra de Caieiras realiza nos bairros do município, um dos momentos mais importantes é a escolha por parte do aluno do instrumentos que ele irá escolher para aprender. Apesar de abrirmos um espaço para a experimentação antes dessa decisão, sempre foi algo que me causou uma série de dúvidas quanto à metodologia. Afinal, muitos alunos escolhiam a percussão, somente por acharem que são instrumentos mais fáceis de se tocar.
Neste ano, fiz algo diferente. Utilizei o exercício proposto pelo texto da Teca Alencar, com pinceladas das atividades realizadas também na aula de métodos ativos da professora Enny Parejo:
- os alunos se sentaram em roda.
- ao centro, coloquei alguns instrumentos de percussão (agogô, claves, triângulo, etc.) e uma série de instrumentos de fanfarras: cornetas, cornetões, caixas-claras, bumbos, surdos, pratos A2.
- solicitei que cada um escolhesse um instrumento.
- todos teriam 1 minuto para explorar todas as possibilidades de sons que o instrumento oferecia.
- após esse tempo, fizemos uma rodada do que chamei de diálogos musicais.
- nesse diálogo, metade da roda faria uma "pergunta", e a outra metade daria uma "resposta", utilizando-se os instrumentos e as sonoridades neles encontradas, tomando-se, claro, muito cuidado com a integridade física do instrumento!
- Combinamos as duplas de pergunta/resposta, lembrando que a "deixa" para se dar a resposta, ou para o próximo fazer a sua pergunta, seria o silêncio.
- Após terminada a rodada de perguntas/respostas, tinhamos que trocar de instrumento, passando-o para o amigo da esquerda, para recomeçar o processo a partir da experimentação.
- A cada rodada, trocávamos as pessoas que faziam as perguntas e respostas.
Foi muito divertido e expressivo. Os alunos gostaram muito e, para minha surpresa, a maioria acabou por escolher os instrumentos de sopro para aprender.

RESUMO DO TEXTO
- "A ênfase na utilização dos materiais sonoros também torna possível distinguir períodos da história da música ocidental:" ftegmática - música modal, predominantemente vocal; clagal - predominantemente instrumental; psofal - relativo a qualquer som articulado (som, ruído ou mescla).
- Estamos na fase psofal.
- Importante estimular a pesquisa e produção de timbres não-convencionais nos instrumentos.
- O som produzido dependerá dos seguintes itens: material, articulação, agente musical, lugar onde se produz o som e técnicas empregadas.
- Definição de um modelo de improvisação.
- Possibilidades de se executar esse modelo de diferentes formas, utilizando voz, flauta-doce, outros instrumentos de sopro, instrumentos de corda, etc, sempre explorando os diversos timbres possiveis de serem extraídos desses recursos.
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