Quando vou ensinar alguém a tocar um instrumento musical, fico preocupada principalmente com a respiração, a postura do corpo e a técnica. Afinal, infelizmente, é muito comum que os alunos adquiram "vícios" durante o aprendizado, que serão dificilmente corrigidos depois de algum tempo de prática incorreta.
Ao mesmo tempo, acredito que devemos dosar esses cuidados aos poucos, para que o aluno não fique "bloqueado" com tantos "não faça isso, não faça aquilo"! Também acredito que seja muito importante fazer analogias e ilustrações para passar essas técnicas. Por exemplo: respiração - "inspirar o ar como se estivesse sentindo um perfume bem gostoso"; embocadura - "dar um beijinho na flauta"; golpe de lingua - pedir aos alunos para tentar falar sem usar a lingua, de forma a perceber a importância da articulação.
O texto "Técnica de execução" é muito interessante, pois expõe esses cuidados de forma clara e objetiva.
RESUMO DO TEXTO

- Respiração: o seu controle é a base para a boa emissão e qualidade do som. Deve ser tranquila e livre de tensões, principalmente nos ombros e pescoço. Na execução musical, a respiração está determinada pelo fraseado, devendo-se, para não interrompê-lo, respirar nos momentos corretos.
- Postura do corpo: o posicionamento correto do corpo é condição indispensável para uma boa execução. Atenção especial aos cotovelos, que devem estar ligeiramente afastados do corpo, e à posição da flauta, que deve ser mantida num ângulo entre 45 e 60 graus do corpo.
- Posição dos dedos: estes devem tapar completamente os orifícios, sem curvá-los, utilizando a polpa do dedo. Os alunos devem sentir pelo tato que os orifícios estão bem cobertos.
- Posição dos lábios: apoiar a flauta naturalmente sobre os lábios. Estes se fecham ajustando-se à ponta superior da mesma, sem que se contraiam.
- Golpe de língua: emitir cada nota como se pronunciasse a sílaba "tu".
- Afinação: para afinar, será usado como referência a nota "lá" produzida pela flauta mais baixa. Para ajustar a afinação do instrumento, deve-se juntar ou separar a embocadura do corpo da flauta.
- Cuidados com o instrumento: enxugar a flauta após o uso; limpar/secar o canal de ar com uma tira de papel absorvente; não expor a flauta a mudanças bruscas de temperatura; guardá-la após o uso em um estijo ou saco de pano; ao abrir ou fechar a flauta, girar um das partes para não rachar o material; manter das juntas untadas com vaselina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário