segunda-feira, 2 de abril de 2012

Relato de aula - 1 - Pesquisa sonora e improvisação


Faltei nessa aula, mas pelos comentários dos amigos da classe e também com seus portfólios publicados nos blogs pude saber que foi trabalhada a sonorização através de materiais como papelão e jornal.


 Quando participei dos cursos no ateliê da professora Enny Parejo, fizemos várias atividades sons de jornal: pesquisa sonora, improvisação e até composição. Me lembro claramente que trabalhamos inclusive com forma, pois ao fazer a composição, tivemos que obedecer o esquema A-B-A, por exemplo.
Fizemos também uma encenação ao som de uma música, criando fantasias com as folhas de jornal. Foi muito divertido e expressivo.

 

Nunca trabalhei dessa forma com o papelão. Pelos comentários no blogfólio da Rosangela e do Diogo, percebo que deve ter sido muito interessante. Fiquei imaginando que timbres interessantes seria possível obter, e acabei fazendo uma pesquisa aqui em casa mesmo! Peguei várias caixas de sapato e também as caixas de papelão onde coloquei minhas compras do mercado (pois aqui em Caieiras os mercados também não entregam mais as sacolinhas!). De fato, é possível mesmo montar uma "bateria", como disse o Diogo! Também achei bem interessante o som de "reco-reco" que se obtem ao raspar a caneta ou lápis nos frisos do papelão, dá até para fazer um sambinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário