terça-feira, 16 de agosto de 2011

Relato de Aula – 2 – Metodologia I

- Exercícios do método Dalcroze.

Há algum tempo eu já utilizava as palavras para facilitar a compreensão das figuras e dos grupos rítmicos! Entretanto, não posso dizer que tive essa brilhante idéia sozinha, pois comecei a aplicar esse método após uma aula da Professora Maria Zei, no curso “Educação Musical – do berçário à maturidade” na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na ocasião, a Zei nos mostrou como ela trabalhava as colcheias, semicolcheias e suas combinações com os alunos, utilizando nomes:



O legal era quando apareciam colcheias e semicolcheias juntas. Ela falava, então, que uma sílaba “engolia” a outra:



Nas minhas práticas, eu não costumo utilizar palavras para a semínima, utilizando apenas o já conhecido “TA”. Gostei muito da idéia do “pão”!

Para a colcheia, o “TA-TA” ou o “TI-TI” mesmo (Kodály), utilizando palavras apenas eventualmente. Mas nesse caso, como trabalho com crianças a partir do 5º ano, peço para os próprios alunos falarem palavras de duas sílabas que tenham a primeira sílaba como tônica (paroxítona ). Eles falam (e muuuito!) e fazemos os exercícios com todas: cama, mesa, muro, bola, bala, chato, lápis, berro, calça, tênis, etc...
Faço a mesma coisa para as semicolcheias: pirulito, abobrinha, uniforme, batatinha, Jaqueline, etc...



Para as tercinas, achei bem legal a proposta da palavra “pêssego”, principalmente por ter acento na primeira sílaba (proparoxítona). Eu tenho utilizado a palavra “lâmpada”. Aliás, quem me ajudou com isso foi um aluno também. Eu estava tentando achar uma palavra com três sílabas, sendo a tônica na primeira, e não estava conseguindo lembrar-me de nenhuma. Lancei a proposta na sala e o Vitor me ajudou!

Bom, agora talvez alguns colegas fiquem um pouco indignados com a próxima associação. Mas enfim... numa certa aula aconteceu algo muito engraçado: os próprios alunos associaram as diferentes durações das figuras com a famigerada música “Créu” e suas velocidades!!! Hahahaha!



Baseado nesse fato, não é nada difícil de, quando for utilizar a palavra “pão” para a semínima, algum aluno ter a brilhante idéia de usar “chão-chão-chão-chão”!!! Hahahaha!

2 comentários:

  1. Muito interessante.
    Minha Profa música estudou na faculdade batista e creio que de la ela usa as palavras.
    Pão mel para seminuas.
    Bala e pera para par colcheias
    Chocolate e Carolina oara 4 semicolcheias

    ResponderExcluir