terça-feira, 30 de agosto de 2011

Relato de aula – 4 – Metodologia I

- Vídeo “Eurhythmics with Robert M. Abramson”, sobre a pedagogia Dalcroze.
- Discussão sobre método Dalcroze.

Para mim, uma das coisas mais interessantes e importantes que foram expostas na discussão é o fato de que “tudo o que é exposto na prática depois facilmente é colocado na teoria. O contrário é bem difícil”.  Apesar de ter tido uma formação essencialmente teoria em alguns pontos, tenho procurado nortear minha prática pedagógica justamente pela prática.

A Enny também nos passou o site do Institute for Jaques-Dalcroze Education, onde, além de informações sobre os cursos oferecidos, também tem vários artigos sobre o Método Dalcroze assim como a biografia do seu criador.

Pesquisei mais alguns materiais a respeito de Dalcroze na internet, e achei muitos livros de dança citando seus métodos. Num desses, “Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento” (PETRELLA, MOMMENSON, 2006), encontrei a seguinte frase de Dalcroze: “Eis-me a sonhar com uma educação musical na qual o corpo seja o intermediário entre os sons e nossos pensamentos, tornando-se assim o instrumento dos nossos sentimentos”.  De fato, como a Rosangela comentou em sala de aula, seria muito bom se todos os músicos tivessem a oportunidade de começar pelo método Dalcroze.

Nesse mesmo livro, estavam expostos os três princípios nos quais o Método se baseia:
- O desenvolvimento do sentido musical passa pelo corpo inteiro;
- O despertar do instinto motor conscientiza as noções de ordem e equilíbrio;
- A ampliação da faculdade imaginativa se faz por livre troca e união interna entre o pensamento e o movimento corporal.

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