- Vídeo “Eurhythmics with Robert M. Abramson”, sobre a pedagogia Dalcroze.
- Discussão sobre método Dalcroze.
Para mim, uma das coisas mais interessantes e importantes que foram expostas na discussão é o fato de que “tudo o que é exposto na prática depois facilmente é colocado na teoria. O contrário é bem difícil”. Apesar de ter tido uma formação essencialmente teoria em alguns pontos, tenho procurado nortear minha prática pedagógica justamente pela prática.
A Enny também nos passou o site do Institute for Jaques-Dalcroze Education, onde, além de informações sobre os cursos oferecidos, também tem vários artigos sobre o Método Dalcroze assim como a biografia do seu criador.
Pesquisei mais alguns materiais a respeito de Dalcroze na internet, e achei muitos livros de dança citando seus métodos. Num desses, “Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento” (PETRELLA, MOMMENSON, 2006), encontrei a seguinte frase de Dalcroze: “Eis-me a sonhar com uma educação musical na qual o corpo seja o intermediário entre os sons e nossos pensamentos, tornando-se assim o instrumento dos nossos sentimentos”. De fato, como a Rosangela comentou em sala de aula, seria muito bom se todos os músicos tivessem a oportunidade de começar pelo método Dalcroze.
Nesse mesmo livro, estavam expostos os três princípios nos quais o Método se baseia:
- O desenvolvimento do sentido musical passa pelo corpo inteiro;
- O despertar do instinto motor conscientiza as noções de ordem e equilíbrio;
- A ampliação da faculdade imaginativa se faz por livre troca e união interna entre o pensamento e o movimento corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário