- Apresentação do conteúdo das matérias Metodologia I e II.
- Diferenças entre o ensino tradicional e as metodologias ativas. Na primeira, o aluno é apenas um repositório do conhecimento “despejado” pelo professor. Na segunda, existe a experimentação, onde o aluno constrói o próprio conhecimento. Entretanto, é necessário haver uma devolutiva do aluno, através da qual é possível observar/refletir o que foi atingido/aprendido com o experimento. Se não houver essa reflexão, acaba-se fazendo uma atividade “por fazer”, sem objetivo definido.
- Introdução ao Método Dalcroze.
Muito interessante o método Dalcroze! Acho sensacional a possibilidade de utilizar movimentos corporais para a educação musical. Afinal, música é movimento. Entretanto, ainda acredito que tenho algum bloqueio para trabalhar a questão do corpo nas minhas aulas de música. Isso é muito intrigante para mim, pois adoro participar das práticas feitas em sala de aula pela Enny, e no semestre passado pela Melina. Talvez seja só questão de tempo, de forma que eu absorva mais profundamente essas possibilidades e consiga “por para fora” de forma mais natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário