terça-feira, 29 de março de 2011

Relato de Aula - 3 - Psicologia da Educação

Continuamos a refletir a respeito do texto de Julio Groppa, "O incerto lugar da psicologia na educação".
A professora Ruth expôs que precisamos ter embasamento científico para formular nossas opiniões, e a partir disso procurar fugir do senso comum, ou seja, questionar as "verdades" vigentes. Em contrapartida, pensadores como Julio Groppa possuem um "essencialismo teórico" (excesso teórico).

Continuando com a reflexão do texto, todos concordaram que atualmente temos uma clinicalização de tudo, não somente da psicologia! Inclusive da música, através da Arteterapia e da Musicoterapia.

Em se tratando da psicologia, na escola esta serve apenas para explicar os insucessos, os problemas, mas não para respaldar os êxitos.

Devir: aquilo que é desconhecido.
Práxis: teoria e pratica juntas.
Escola: não trabalha com a práxis, apenas teoria.
Música: possibilidade de trabalhar teoria e prática juntas!
Artista: trabalha mais com interação do consciente com o subconsciente

Problemas a serem superados: despotencialização do professor / fragmentação do ensino.

PARA PENSAR:
- Psicologia em grupo / Psicologia institucional
- "O que a sociedade quer da escola?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário