terça-feira, 22 de março de 2011

Relato de Aula - 2 - Didática

Enumeramos as facetas do ser humano, como ser multidimensional:
- sentidos (sensorial);
- cognitivo (intelectual);
- intuitivo (espiritual);
- afetivo (emocional);
- relacionamento (social).

INTERESSANTE, não me lembro de ter aprendido isso na escola! Mas lembro claramente de: visão, audição, olfato, tato e paladar. Fomos reduzidos a apenas cinco míseros sentidos...

Pilares que sustentam a filosofia de trabalho da professora Enny:
Transdisciplinaridade / Complexidade / Visão integrativa / Teoria crítica.
E alguns dos seus mestres: Paulo Freire e Koellreuter.

Sugestão do dia: o filme “A guerra do fogo”, como forma de refletir sobre vários aspectos do comportamento humano, pois embora o filme se concentre em torno da descoberta do fogo, não se limita em apresentar enfaticamente somente esse aspecto.

O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferencia dos macacos por não ter fala e se comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo.

Esses dois grupos entram em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra com uma tribo hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Noah, Gaw e Amoukar (membros do primeiro grupo) são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Nesse caminho deparam-se com um grupo de canibais, e resgatam de lá Ika, uma mulher pertecente ao grupo mais evoluído.

Do contato com essa mulher, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, já que ela domina um idioma muito mais elaborado que o deles, assim como domina também a técnica de produção do fogo. Levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo de Ika, percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e mesmo um modo diferente de reprodução.

“O que é didática?”. O grupo responde:
- Forma de ensinar.
- Pensamento sobre como ensinar algo.
- Conjunto de procedimentos definidos a partir de um pensamento sobre como ensinar algo.

Lógica da didática: planejar, executar e avaliar.

PARA PENSAR:
Paradigma atual: mecanicista / cientificista / fragmentador.

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