A proposta apresentada pela Professora Melina quanto à disciplina foi muito interessante. Acredito muito em unir as coisas, e no elo entre tudo o que existe.
Música e movimento, movimento e vida, música das esferas, música da vida, som é vibração, vibração é movimento, meu corpo se movimenta, meu corpo sente a vibração, meu corpo sente a música, meu corpo produz música.
Nesta aula, trabalhamos as seguintes atividades:
- Integração som/movimento.
- Reconhecimento do espaço: jogo de andar em diferentes andamentos: seu normal / acelerado / lento / andamento comum / andar e parar.
- Roda de palmas: num sentido, depois outro, aleatório com projeção de olhar, falando o próprio nome, nome do colega da direita, do colega da esquerda.
- Nome com gesto, com eco som/movimento, eco movimento.
- Gesto sonoro.
- Pesquisa de movimentos articulares.
- Espelho na roda com música (música: Cisne - O Carnaval dos Animais).
Todas essas atividades podem ser utilizadas plenamente na minha prática docente. Uma fanfarra, além do corpo musical, também possui o corpo coreográfico (expressão corporal, movimentos marciais, utilização de elementos como bandeiras coloridas) e as balizas (movimentos de jazz, ballet, ginástica artistica e ginástica ritmica), que trabalham essencialmente com movimentos corporais. Mas mesmo o grupo musical também precisa ter consciência da importância do seu corpo, não só por este estar implicado no processo de produção do som, mas também por que tem toda uma questão performática nas apresentações.
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