Intervenção:
Performance com música tradicional: Alumilul (música das aveleiras).
Planejamento:
- instrumento metodológico
- para atingir uma meta
- como você vai aplicar?
- corporificação da didática
- conteúdos / procedimentos / atividades
- tempo: ano / semana / dia / aula
Processo de ensino / aprendizagem
* INTERVENÇÃO:
Exemplo: inicio da aula da Enny - dança, pergunta
- quem consegue fazer um bom passo a passo normalmente se torna um bom professor
- Objetivos da intervenção:
- mediação
- provocação
- criação
- envolvimento
- dinamismo
DIALÉTICA: conflito -> respostas -> síntese
*ENCAMINHAMENTO: encaminhar o processo de aprendizagem
- manter o ambiente de envolvimento e concentração
- se não tem planejamento fica tudo muito espontaneista
- discussões, praticas, atividades, estratégias, que emergem da própria reação dos alunos
*DEVOLUÇÃO: qualquer momento no processo didático que se para para avaliar
- traz mais dados da teoria
- ajuda os alunos a fechar ciclo
- esclarecimento
- quem faz devolução final e professor, mas pode também ser o aluno (ex: seminário)
- referencial teórico fica claro
- fundamentação
INTERVENÇÃO:
de acordo com situação dos alunos
trazer todos para concentração
relativo também com horário da aula
DEVOLUÇÃO (critica e avaliação com fundamentação teórica):
registro
apresentação
trabalhos em grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário