Rosangela:
- 4 a 5 atividades em cada aula, com 20 min cada
- 2º ao 5º ano
- Avaliação: sensivel / Blog
Cassia:
- 9º ano
- atividades em grupos, saraus incluidores
- Avaliação: participação, presença e interação
Keila:
- Avaliação dos alunos que vão tocar na Igreja: feita por outras pessoas
- Nas aulas: avaliação processual, através de exercícios
Celia:
- Avaliação: participação e estética
~*~*~
Compartilhado: não é autoritário.
"Objetividade" (entre parenteses) leva em conta o contexto, são subjetividades tentando ser objetivas.
Dados levantados:
- o aluno como individualidade
- programa pré-determinado
- avaliação externa
- critérios, participação estética (performance e músicas)
- blog interativo
- autoavaliação
- avaliação processual, criação individual e coletiva, portfólio
Carta da Transdiciplinaridade: carta de princípios, manifestação de Lima ?, Morin e Basarab
Lógica aristotélica: binária
Lógica ternária:
- níveis de realidade
- niveis de percepção
- 3º incluido
"A ciência não teve ética" - Capra
Basarab: transdisciplinaridade = atitude / visão
"Desumanizamos os humanos e humanizamos as máquinas" Isaac
Maturana: "Você decide ser racional..."
Dialética: opostos se unem numa sintese
Complexidade: não precisa de síntese
Morin: esfera noológica (coisas do espírito) do ser
Negaram o subconsciente: positivismo/iluminismo/cientificismo/racionalismo/mecanicismo
Filosofia escolástica: Igreja
- durante toda a idade média cientistas se opuseram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário