- Continuação do método Willems.
A Enny comentou que é muito interessante combinar alguns métodos para se obter um trabalho bacana. Por exemplo, podemos utilizar Dalcroze / Orff (movimento criativo), Dalcroze / Willems (parte solfégica), Dalcroze / Kodaly (canções e manossolfa).
WILLEMS (1890-1976):
- nasceu na Bélgica;
- expremamente essencialista e tonal;
- veio ao Brasil através de Carmen Mettig Rocha, que criou para cada caderno de Willems um correspondente em português;
- "para ensinar música é necessário apenas música", ou seja, aprende-se através do som;
- "A música se baseia em leis absolutas e naturais, como o ser humano. A música e o ser humano são paralelos". Willems fez associações entre a matéria e o som:
* Vida corporal (impulsões físicas) -> vida ritmica;
* Vida afetiva (emoções, sentimentos) -> vida melódica;
* Vida mental (raciocínio, intelecto) -> harmonia.
- As teorias de Willems tem base antroposófica;
- Viveu na mesma cidade de Piaget ao mesmo tempo que Piaget;
- As práticas Willems são bem cartesianas, não vivenciando através da prática o "3 contém o 1 e 2", por exemplo;
- É o estudioso mais estruturado;
- Não existia iniciação musical antes de Willems;
- Quanto a percepção do som ambiente, Willems está mais interessado na acuidade auditiva. Não tem o mesmo objetivo que Shaffer.
- Trabalho com o corpo não era no sentido de expressão: andar, correr, saltitar, galopar, marchar, balançar, saltar.
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