quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Análise do texto de Oscar Zander

Acredito que o maestro representa um ponto de convergência, uma referência para o grupo. Claro que isso não dispensa a necessidade do grupo SE ouvir e SE sentir, o que, aliás, é normalmente incentivado e promovido pelo maestro.

Quando o texto se refere à capacidade mímica, gestos de dança e harmonização de gestos, entendo que o regente não deve ser um mero metrônomo, marcando o pulso da música. Mas precisa, sim, buscar ser um artista com A maiúsculo. Ora, ele traduz a música em gestos para transmitir isso de volta aos músicos, de forma que estes possam aplicar a expressividade necessária para cada frase, cada trecho, cada nota. É música, dança, expressão corporal, e, sim, artes plásticas, juntas! Como se sua batuta fosse um pincel a criar a imagem com as cores, luz, intensidade e traços certos para cada música, cada frase, cada nota!

Estar a frente de um grupo, seja da forma que for, também implica em agregar mais valores, buscar algo além do puramente técnico. É o que eu acredito, é o que eu espero quando também estou em um grupo. Trazer o contexto em que a obra está inserida, fatos relacionados, antíteses, enfim! Tudo para enriquecer, ampliar, instigar, movimentar! Além disso, principalmente com crianças e jovens, ainda existe a questão moral: você é o exemplo, a referência.

Tecnicamente, concordo com a professora Mara, quando diz que cada regente deve ter seu estilo. Isso faz com que se tenha uma 'verdade' no que está sendo feito. E também acho fundamental se ter o conhecimento dos estilos, das formas, das escolas, pois é importante conhecer a real intenção da obra, pelo menos em algum momento. Dessa forma, qualquer trabalho que for feito terá um respaldo, um conteúdo, e, por mais que fuja totalmente da proposta inicial, terá consciência de todo o processo.

Quanto à pratica, estou procurando cada vez mais internalizar todas as rotinas necessárias para um bom desenvolvimento do trabalho. Acredito que o foi exposto no texto de Oscar Zander é adequado, coerente e muito bem estruturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário