- Continuação do método Kodály.
Trabalhamos com a música dos patinhos:
“Todos os patinhos
gostam de nadar
Gostam de nadar
N’água a cabecinha
E o rabinho no ar”.
Escrever a música utilizando figuras alternativas:
.. .. _ _
.. .. _
.. .. _
.. .. _ _
.. .. _
Trabalhamos com a música “Boi da cara preta”:
“Boi boi boi
Boi da cara preta
Pega essa menina
Que tem medo de careta”
Opções de atividades:
- Cantar a música;
- Tocar a pulsação no pé / mão / pé e mão;
- Cantar a música enquanto toca um ostinato rítmico;
- Fazer cânone tanto cantando como com o ritmo;
- Expor que a canção tem pulso e ritmo. Com a mão direita tocar o ritmo, com a mão esquerda o pulso, e vice-versa.
Outra opção de música: "Boi da cara preta"
Também é possível trabalhar com nomes:
E com frases - “Nem tudo que reluz é ouro”:
Adorei a atividade de pergunta/resposta na roda. Nessa atividade, os alunos sentam em roda, e verifica-se se cada um tem um par:
Estabelece-se uma pulsação. Cada aluno vai propor frases ritmicas para seu par, de acordo com as seguintes possibilidades:
- Perguntas e respostas iguais;
- Perguntas e respostas diferentes;
- Formulas de compasso diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário