- Introdução do método Kodály
Nessa aula foram expostas as características do método Kodály:
- Valorização da cultura local. No caso dele, o folclore húngaro, do qual muitas músicas são utilizadas em seu método. Aliás, num trabalho de pesquisa de músicas populares a serem aproveitadas nas suas composições, Kodály coletou cerca de 100.000 canções. Foi muito discutido em sala de aula a questão da necessidade de, quando se utilizar o método Kodaly, fazer uma adaptação para nossa cultura brasileira, utilizando nossas músicas folclóricas. Além de se dar a devida importância para a cultura local, existem algumas diferenças entre as canções tradicionais de um país para outro. Por exemplo, no caso das músicas húngaras, o intervalo de terça menor é muito presente. Entretanto, na música brasileira o intervalo que mais aparece é o de quinta justa;
- “A música pertence a todos”, sendo uma importante ferramenta para a formação integral de ser;
- O canto é o melhor fundamento para a técnica musical, tanto que seu método utiliza-se muito do canto coletivo.
- Solfejo relativo;
- Dó móvel;
- Sistema de manossolfa;
- Ritmo é ensinado em conjunto com a melodia;
- Utilização de sílabas como “TÁ” e “TI-TI” para trabalhar as figuras rítmicas;
- Música deve fazer parte do cerne do currículo educacional, um assunto essencial como base para a educação.
Surgiu também em sala uma discussão a respeito de ensinar ou não a notação musical convencional. Bom, eu particularmente tenho pouca experiência em dar aula de música numa turma que não esteja voltada para o aprendizado de um instrumento musical. Entretanto, me lembrei muito a possibilidade de se trabalhar um currículo em espiral, onde a cada etapa se aprofunda e se ampliam os conhecimentos, que a professora Ruth Ladeira nos apresentou no semestre passado. Acredito que, dependendo da idade e da “etapa” em que o aluno se encontra, podemos começar com uma notação não convencional, mas depois é possível apresentar a notação padrão.
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